Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Matutino

Formato

Presencial

Duração

10 Meses

Coordenador do curso

Andrea Caperni

Preço

12.600 €

É hora de abraçar o futuro da comunicação e revelar o potencial ilimitado que nos espera. Comece esta viagem extraordinária e experimente o poder da IA no design de interações entre humanos e tecnologia

A sinergia entre Design de interface de usuário e inteligência artificial generativa representa uma revolução no campo do Design. Se você tem curiosidade e ambição de dominar este campo, o Mestrado em Design de Interface de Usuário e IA foi pensado para lhe oferecer uma formação completa e de ponta, fornecendo-lhe todas as ferramentas para criar soluções que superem os limites da interação digital tradicional.

Você ficará imediatamente imerso em um ambiente estimulante e colaborativo, orientado por professores especializados e profissionais do setor. Você dominará as habilidades fundamentais do Design de Interface do Usuário e ao mesmo tempo poderá se aprofundar na aplicação da Inteligência Artificial em processos criativos.

Através de projetos práticos, workshops e análises de estudos de caso, você terá a oportunidade de vivenciar diretamente o uso dessas tecnologias na criação de conteúdos gráficos, tanto estáticos quanto dinâmicos. Além disso, você poderá explorar cenários inovadores envolvendo Inteligência Artificial, abrindo caminho para novas possibilidades na criação de obras, produtos e serviços de ponta.

Este é um Mestrado que irá transformá-lo em um protagonista da mudança, fornecendo-lhe as ferramentas para projetar experiências que vão além da imaginação

Informação para decidir

O Mestrado que valoriza seu percurso abrindo novas perspectivas na experiência digital

O Mestrado em Design de Interface de Usuário e IA oferece um percurso articulado. Graças à integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e machine learning, a interatividade atinge um nível superior.

Existem quatro modalidades de ensino fundamentais:

1. Lições frontais, para adquirir habilidades de design e linguagem

2. Lições laboratoriais, para saber mais sobre ferramentas básicas, software e técnicas essenciais

3. Screening, depoimentos, pitch com profissionais líderes e visitas a eventos do setor

4. Três trabalhos de projeto temáticos em sequência, focados na criação e gestão de conteúdo e projetos.

A tese final ajuda a garantir total autonomia operacional.

O Mestrado em Design de Interface de Utilizador e IA destina-se a quem pretende abrir-se a novas perspetivas na experiência digital, através da integração avançada de Inteligência Artificial em interfaces de usuário.

O Mestrado destina-se a titulares de um Diploma Acadêmico de Primeiro Nível ou de um Diploma de Graduação em áreas de estudo relacionadas com o mundo das Artes Visuais e Comunicação, Cinema e TV, Belas Artes, Design Gráfico e Design, Economia digital e New Media.

Também são elegíveis aqueles que tenham adquirido pelo menos dois anos de experiência profissional equivalente na área disciplinar do curso. Nenhuma programação ou habilidades específicas de software são necessárias.

Quer integrar seu currículo com disciplinas inovadoras e de vanguarda? O Mestrado em Design de Interfaces de Usuário e Inteligência Artificial é o caminho certo para iniciar uma carreira neste âmbito específico.

Aqui estão três bons motivos para se inscrever:

Uso de Inteligência Artificial: este Mestrado oferece uma oportunidade única de entender como a Inteligência Artificial integrada à UI abre as portas para experiências de usuário únicas e de vanguarda

Foco prático e Aplicativo: são os projetos práticos, workshops e estudos de caso que fazem a diferença e permitirão experimentar diretamente, passando da teoria à prática na área

Preparação para o Futuro do Design: o Mestrado prepara você profissionalmente em um campo em constante evolução e rápido desenvolvimento

Programa de Estudos

O curso de formação do Mestrado está dividido em três módulos de aprofundamento técnico que integram a teoria com a prática através de três Trabalhos de Projeto distintos que orientam desde o lançamento do briefing até a apresentação do seu trabalho ao cliente. Este método também é retomado no trabalho final de tese.



Primeiro módulo

O primeiro módulo é dedicado ao Design Visual & Gráfico e inclui todo o software básico de design visual. Conclui com o trabalho de projeto dedicado a uma Campanha de Marca Transmedia que utiliza IA no design de produtos gráficos.



Segundo módulo

O segundo módulo é dedicado à Interface de Usuário para Apps, Web & Games com a prototipagem e design de sites, aplicativos e apps de jogos que envolvem o uso de IA.

O trabalho do projeto é dedicado ao Design de Aplicativos para Novas Mídias, onde você experimentará a criação de interfaces e páginas, promoções digitais, artwork e experiências para mídias sociais.



Terceiro módulo

O terceiro módulo é dedicado ao Experience Design & AI com criação de conteúdos e produtos focados na interatividade e contaminação entre produtos digitais e físicos.
O trabalho de projeto dedica-se, neste caso, ao Experience Design & AI com a concepção e criação de um produto interativo ligado a um evento artístico ou tecnológico.

Na segunda e terceira fases, somam-se ao ensino visitas externas a empresas e eventos do setor.

Docentes

Andrea Caperni

Diretor de Design em Sketchin

Coordenador do curso

Martina Carta

Ilaria Merola

Francesco Giuliani

Diretor de Arte, Consultor de Imagem

​Alessandro Risuleo

Patrizia Boglione

Creative Director at Translated

Manuela Paniccia

Gianluca D'Ottavio

Giovanni Campus

Eva Carducci

Maria Grazia Cilenti

Design Director

Irene Gambelli

Letizia Geron

Gerente de Marketing de Filmes

Vito Iorio

Sara Lecci

Stylist consultant e Personal shopper

Orfeo Quarenghi

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Notícias